Meus amigos, minha comunidade


É o tema deste ano do Dia Internacional da Síndrome de Down, que se comemora amanhã. Fui, então, atrás das fotos dos meus amigos de todos os tamanhos, onde aparecessem comigo, para preparar um scrap especialíssimo! Acabou faltando um bocado de gente, como era de se esperar. Não encontrei todas as fotos que queria... sem contar que são amigos demais! Bom... ainda bem!!! :D Tudo bem que muitos dos pequeninhos aí já nem são mais tão pequeninhos... e tem amiguinho que Papai do Céu chamou para perto Dele também. Mas são todos muito amados, e eu morro de saudades de cada um e daqueles que não aparecem no scrap! ;)

O Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado dia 21 de março em alusão à trissomia do cromossomo 21. É um dia não para "celebrar a síndrome", mas de comemorar as vitórias e fazer lembrar de tudo que ainda precisamos transformar na sociedade, para que estas pessoas sejam aceitas de fato e tenham oportunidade real de se desenvolver plenamente, tornando-se independentes, autônomas. Começa, claro, pela escola. E que luta ainda é conseguir incluir as crianças com Down nas escolas regulares!!! Não só com Down, claro, mas com qualquer deficiência. :/

Estes dias estava comentando com uma professora... como é possível pensar que já se passou mais de 20 anos da Declaração de Salamanca e ainda estarmos engatinhando neste sentido? Ano passado foi aprovada a Lei Brasileira da Inclusão, que entrou em vigor este ano, e existe todo um movimento das escolas particulares para poderem burlá-la! Os argumentos são tão absurdos... e é tão CRUEL pensar que alguém pode impedir uma criança de estudar! :'(

Então o dia hoje é para lembrar ao mundo que essas pessoas existem, e em grande número. São crianças, jovens, adultos, que estão aí do seu lado, querendo apenas ter os seus direitos de cidadãos garantidos. Querendo apenas serem respeitados como indivíduos únicos que são (eles não são a síndrome de Down, apenas a possuem), querendo ter direito de estudar, trabalhar, namorar, casar, como qualquer pessoa. O fato de o ritmo deles ser um pouco mais devagar não os impede de conquistar isso tudo! Temos tantos exemplos por aí para comprovar! Basta que eles tenham OPORTUNIDADE! E não é assim com qualquer pessoa? ;)

Ano passado eu contei como me apaixonei por essa turminha de olhos amendoados. Quem não leu, o link é esse aqui.

Deixo vocês com o SHOW que a Paloma deu ontem à noite no Altas Horas!


Feliz dia, meus amores!!! Que tenhamos, a cada ano, mais e mais vitórias para celebrar! Que cada um de vocês conquiste TUDO aquilo que desejar! Que seus pais não se deixem abater por atitudes preconceituosas, e sigam em frente, abrindo as portas para que vocês possam passar brilhantemente! Vocês PODEM tudo! Basta que ACREDITEM nisso e sigam em frente! Eu acredito! ;)

Eu volto.

Andréa


Leia mais!

Novidades, explicações, atualizações

Olá a todos!!! Estou sumida, né? Esse ano está complicado mesmo manter um ritmo como eu queria! Neste último mês foram muitas novidades, e a primeira delas já explica o porquê de ter complicado tudo... 


Sim! Consegui finalmente começar a lecionar!!! :D É uma turma que tem desde jovens de 18 anos até senhoras de mais idade. Alunos que já estão na escola há alguns anos, sem grandes progressos. Alunos que precisam desenvolver alfabetização, as quatro operações, enfim... tudo! Do início! Um grande desafio, principalmente porque cada um está em um ponto diferente. É uma sala multisseriada, alguns mais avançados, outros mais atrasados, então é um trabalho quase que individual com uma turma de (efetivamente) cerca de 12 alunos. E o que estou achando disso? Oras, estou simplesmente AMANDO! Cada passo dado, cada conquista, é muito gratificante! Tenho confiança de que cada um ali vai chegar ao final do ano com uma evolução muito grande! ;)

E semana passada resolvemos dar um passo importante em nossas vidas...



Sim! Compramos um carro! Parcelado a perder de vista, claaaaaaaaaaro... mas a verdade é que um carro era algo que já nos fazia muita falta, Itatiba é diferente de Serra Negra, tudo depende de condução e os ônibus têm horários restritos. E agora, com a proximidade da chegada do Gregório, eu me afligia de imaginar como seria se precisássemos sair de urgência. No Carnaval, por exemplo, Thabata teve umas dores e precisou ir à Santa Casa à noite. Não havia ônibus mais, eu estava sem dinheiro em casa, não achava um táxi que aceitava cartão, podíamos pedir uma ambulância para ir, mas e para voltar? Precisei apelar para o vigia da rua que a levou de moto e depois foi buscá-la. Eu nem pude ir junto. Que jeito? :(

Aí Samara começou as aulas, mudaram horários, e a van não conseguia atender como ela precisava. Para piorar, a faculdade é muito fora de mão, são quatro ônibus de casa até lá. Então resolvemos pesquisar, um mais velhinho mesmo, que tivesse uma parcela próxima do que já pagávamos da van. Acabamos conseguindo um Celta, e acho que fizemos um bom negócio. Vai nos dar flexibilidade e tranquilidade com relação a qualquer eventual emergência.

E essa semana Thabata foi espiar como seu Gregório anda lá dentro da barriga... :P a ultrassonografia hoje é impressionante, perfeita demais! Olha só como ele já está formadinho!


Maio está encostado aí já! Será que ele vai desbancar mais esse "tabu" aqui em casa? Era uma família que só nascia menina e essa regra ele já ignorou... depois, todas as que foram previstas para maio (eu, Samara e Thabata) nascemos em abril... :D será que ele espera quietinho até maio??? Daqui a pouco saberemos! ;) Aguardem os próximos capítulos! ;)

O chá de bebê virtual está caminhando bem! Foi uma ideia muito bacana, já que temos muitos familiares e amigos morando longe. Ah, não sabia disso ainda??? Pois é, existem lojas que você pode preparar listas de presentes para chá de bebê (ou de fraldas, ou de aniversário) para que as pessoas que estão mais distantes possam participar! Basta comprar o que quiser na loja, e a entrega é feita diretamente para o presenteado! Ideal para aqueles, como nós, que moramos longe de todos! A lista do Gregório está aqui! ;)

Então é isso! Sumi não, só estou atarefadíssima (ainda mais) com essa rotina dobrada! Saio pela manhã e volto quase 23h para casa, feliz, mas mais acabada do que outra coisa! :D Não vou abandonar esse cantinho, apenas o ritmo vai precisar ser mais "light" que ano passado!

Eu volto!

Andréa


Leia mais!