domingo, 20 de março de 2011

Inclusão acontecendo - Amplie este exemplo

Amanhã, 21 de março, é o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi escolhida em alusão à trissomia do cromossomo 21. Muitos eventos acontecerão em todo o país e, se houver algum pertinho de você, aproveite e participe! A programação atualizada está no site da FBASD (Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down).

E por que criar um dia para isso? Porque tudo quanto é feito diariamente por pais, amigos, parentes, professores, médicos, terapeutas e pelos próprios jovens e adultos com síndrome de Down em prol da inclusão é um "trabalho de formiguinha", pontual. Cada um procura, no seu dia-a-dia, conscientizar as pessoas à sua volta sobre a necessidade de se tornar a inclusão um fato real, sem restrições, sem "mas" ou "senões", sem rótulos, sem preconceitos de nenhuma espécie.

Mas, ainda assim, ainda há muito a ser feito. Os exemplos de desrespeito são ainda constantes, muita gente ainda tem coragem de negar a inclusão como se fossem melhores que os outros, como se os outros tivessem menos direitos do que elas. Esses outros não são apenas as pessoas com síndrome de Down, são todas as pessoas com deficiência, são os negros, os gays, os índios, os estrangeiros, e todos aqueles que fogem aos padrões pré-estabelecidos pela sociedade.

No caso da síndrome de Down, especificamente, já que é ela a ser lembrada no dia 21 de março, cabe notar que é a ocorrência genética mais comum que, por suas características físicas marcantes, torna as pessoas que a têm alvo fácil de olhares e, claro, de preconceitos de toda espécie. Assim, um movimento maciço, feito no mesmo dia em um monte de lugares, tem um efeito muito mais amplo, toca mais pessoas.

A FBASD criou ainda um clipe comemorativo, com trilha sonora cedida gentilmente pelo Lenine ("Diversidade"). Clique abaixo para assisti-lo. Vale a pena!


Aos meus queridos de olhos amendoados, sejam bebês, crianças, jovens ou adultos, que este dia represente o início de mais inúmeras vitórias, e a derrubada definitiva dos preconceitos! Para que vocês possam, de uma vez por todas, ter direito a uma vida plena, digna, feliz, sem necessidade de ficar provando a cada minuto a sua capacidade. O dia é de vocês!

Andréa


0 comentários:

Postar um comentário