domingo, 20 de março de 2016

Meus amigos, minha comunidade


É o tema deste ano do Dia Internacional da Síndrome de Down, que se comemora amanhã. Fui, então, atrás das fotos dos meus amigos de todos os tamanhos, onde aparecessem comigo, para preparar um scrap especialíssimo! Acabou faltando um bocado de gente, como era de se esperar. Não encontrei todas as fotos que queria... sem contar que são amigos demais! Bom... ainda bem!!! :D Tudo bem que muitos dos pequeninhos aí já nem são mais tão pequeninhos... e tem amiguinho que Papai do Céu chamou para perto Dele também. Mas são todos muito amados, e eu morro de saudades de cada um e daqueles que não aparecem no scrap! ;)

O Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado dia 21 de março em alusão à trissomia do cromossomo 21. É um dia não para "celebrar a síndrome", mas de comemorar as vitórias e fazer lembrar de tudo que ainda precisamos transformar na sociedade, para que estas pessoas sejam aceitas de fato e tenham oportunidade real de se desenvolver plenamente, tornando-se independentes, autônomas. Começa, claro, pela escola. E que luta ainda é conseguir incluir as crianças com Down nas escolas regulares!!! Não só com Down, claro, mas com qualquer deficiência. :/

Estes dias estava comentando com uma professora... como é possível pensar que já se passou mais de 20 anos da Declaração de Salamanca e ainda estarmos engatinhando neste sentido? Ano passado foi aprovada a Lei Brasileira da Inclusão, que entrou em vigor este ano, e existe todo um movimento das escolas particulares para poderem burlá-la! Os argumentos são tão absurdos... e é tão CRUEL pensar que alguém pode impedir uma criança de estudar! :'(

Então o dia hoje é para lembrar ao mundo que essas pessoas existem, e em grande número. São crianças, jovens, adultos, que estão aí do seu lado, querendo apenas ter os seus direitos de cidadãos garantidos. Querendo apenas serem respeitados como indivíduos únicos que são (eles não são a síndrome de Down, apenas a possuem), querendo ter direito de estudar, trabalhar, namorar, casar, como qualquer pessoa. O fato de o ritmo deles ser um pouco mais devagar não os impede de conquistar isso tudo! Temos tantos exemplos por aí para comprovar! Basta que eles tenham OPORTUNIDADE! E não é assim com qualquer pessoa? ;)

Ano passado eu contei como me apaixonei por essa turminha de olhos amendoados. Quem não leu, o link é esse aqui.

Deixo vocês com o SHOW que a Paloma deu ontem à noite no Altas Horas!


Feliz dia, meus amores!!! Que tenhamos, a cada ano, mais e mais vitórias para celebrar! Que cada um de vocês conquiste TUDO aquilo que desejar! Que seus pais não se deixem abater por atitudes preconceituosas, e sigam em frente, abrindo as portas para que vocês possam passar brilhantemente! Vocês PODEM tudo! Basta que ACREDITEM nisso e sigam em frente! Eu acredito! ;)

Eu volto.

Andréa


0 comentários:

Postar um comentário