quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Agora sim... sou PEDAGOGA!!!


Este tão abandonado blog não poderia ter melhor motivo para voltar à ativa! Após três anos de muita batalha, precisando conciliar dificuldades financeiras, falta de tempo para estudar, cansaço pelas poucas horas de sono, saudades do pai, das sobrinhas, dos amigos, estando em Serra Negra quase que apenas para dormir, finalmente vi todo o meu esforço sendo recompensado ontem, quando recebi meu diploma de Pedagoga! :D




Tá, por enquanto é só o certificado, mas já vale, né??? :D Não foi fácil! As dificuldades foram muitas, mas a minha motivação era maior do que qualquer coisa. Entrei na faculdade visando atuar mais ativamente em prol da inclusão, e não iria desistir de alcançar meu objetivo. ;) JAMAIS! Quem me conhece sabe disso!!!

Meu TCC foi desenvolvido em cima deste tema, como não poderia deixar de ser, e teve por título "Oferecer condições de aprendizagem a todos os alunos: um desafio a ser superado", onde busquei mostrar que apesar de difícil (quem disse que educar é tarefa simples?) é um desafio possível de ser superado. Após pesquisas feitas em livros de autores conceituados, onde se inclui o Projeto Roma, desenvolvido por Melero na Espanha, somadas a depoimentos de pessoas adultas com deficiência (e que depoimentos!!!) contando seus processos de escolarização, batalhas, obstáculos e vitórias, não poderia terminar meu trabalho de outra forma que não mais convencida ainda de que a inclusão é o caminho mais correto a seguir. A apresentação, em míseros dez minutos, deixou a desejar, tenho certeza. Era um trabalho por demais extenso para tão pouco tempo de exposição. Deixei disponível para download para quem tiver curiosidade de ler. É só clicar aqui!

Aliás, falando em TCC, quase dei um "nó" na cabeça dos professores, da coordenadora e do Conselho de Ética, por causa da minha mania de "inventar moda"... :D Eu estava já na finalização do trabalho, preparando dedicatória e agradecimentos, quando tive uma ideia... uma dedicatória completamente diferente de tudo o que já se viu, com os rostinhos de meus amores de olhos amendoados, responsáveis diretos por eu ter entrado na briga pela inclusão. E aí começou... dedicatória pode ter foto? Se tem foto tem que ser autorização! Mas ninguém é citado no trabalho, é apenas uma homenagem, será que precisa? Pelo sim, pelo não, D. Maria Helena, coordenadora do curso de Pedagogia, disse para eu reunir as autorizações em um anexo, assim não haveria problema. Ok... mas sabem QUANTAS eram essas autorizações???? Algumas pessoas pouco usam e-mail, não respondiam. E pior: descobri gente que mudou o e-mail e eu não tinha o novo... (desligada do mundo, eu???? :D) Ou seja, precisei correr e correr MUITO! Mas valeu a pena... diz que não! Olha que linda ficou a dedicatória!!!

E aí veio a formatura... saí de casa toda produzida para a grande noite! Não posso explicar o que senti ao vestir a beca, o capelo... o coração estava a milhão! Ainda correu um boato que nosso professor homenageado não iria comparecer, estava hospitalizado. Qual nada! Nosso grande e querido mestre Tiago Dias estava lá, distribuindo sorrisos e carinho!

Foi uma noite e tanto, cheia de emoção. Meu pai só chorava (bom, ele é famoso por isso), chegou a dizer que desidratou! :D Eu até que me segurei bem, até mesmo quando a oradora de nossa turma homenageou os pais ausentes, falando em especial para a Sabrina, que perdeu a mãe este ano, mas tocando a mim também por motivos óbvios. Várias vezes as lágrimas chegaram e foram contidas, mas no final... chamaram um rapaz para homenagear os pais. E ele falou lindamente, com uma emoção transbordante porque havia perdido seu pai há treze dias... terminou sua fala com a voz embargada, e eu em prantos! Para completar, a cantora que se apresentou durante toda a cerimônia resolveu cantar "Como é grande meu amor por você", chamando alunos e familiares a cantar junto com ela em um grande coral. Aí, amigos... acabou tudo! Eu cantei e chorei, por lembrar da minha mãe, por ver meu pai ali...

"Nunca se esqueça, nem um segundo,
que eu tenho o amor, maior do mundo...
Como é grande meu amor por vocês!"

E meu pai, bandido, sem vergonha, ainda me apronta uma hoje... olha o que estava no meu e-mail quando cheguei em casa!


Não vale me fazer chorar, viu???

E agora, formada, com mais tempo em casa (e trocentas milhões de coisas para botar em dia), pretendo voltar a ser ativa por aqui, retomar o Projeto 52 e os scraps, na verdade, que estão paradésimos... visitar amigos com mais frequência... só espero que vocês não tenham me abandonado de vez! Tem alguém aí ainda???? :D



Eu volto! Juro que dessa vez volto mesmo!!! ;)

Andréa

8 comentários:

Lena Lemos disse...

Não vale chorar?caraca eu me matei de chorar, tenho certeza que ela esta muitoooooooooooooo orgulhosa de vc assim como eu tb da minha amiga linda, bjssssssssssss Parabens , amo vc

17 de dezembro de 2010 12:09
Alessandra disse...

Déa, impossível não se emocionar lendo tudo isso, quanta emoção amiga, lindo demais! Obrigada pela homenagem. Tudo que fazemos com o coração, vamos longe! Muito linda sua história!
Também estou muito orgulhosa de você, é um orgulho ser sua amiga!!
Parabéns, vc vai longe, agora só falta vc se mudar para SP e começar a trabalhar por aqui, que tal?
Vai fazer fila! rsrsr
Beijos!!!! Adoro vc demais!
Ale.

18 de dezembro de 2010 12:07
Idely disse...

Como assim, sem chorar??? To aqui debulhada....
Parabens é pouco! sem dúvida!!
Impossivel alguem dizer que voce não está na profissão certa, aliás certíssima!!!
Que Deus ilumine sempre seu caminho!
Maior orgulho de fazer parte de alguma forma desse Projeto de vida!!
Bjus

18 de dezembro de 2010 18:09
Andrea Tikhomiroff disse...

Gente, vocês estão me fazendo chorar de novo! Não vale issoooooooooooo!!! Obrigada pelo carinho, viu??? Beijos!!!

18 de dezembro de 2010 18:34
Paula Renata disse...

srsrsr... eu estou aqui... me matando de chorar.... seu pai e vc são "bandidos " !!!! rsrsrsrsrsrsrss.... logo de manahã , no domingo.... meu DEUS!!! qta emoção....
Andréa... seja sempre assim, vc mesma, com o seu brilho e essa força de viver.... parabéns.... nós s´[o conseguimos mudar o mundo com amor, e isso vc tem de monte.... felicidade!!
BJssss.....
Paula Renata, Edú, Guto e Lívia

19 de dezembro de 2010 10:06
Mari Romualdo disse...

Menina, maior orgulho por seu sucesso e firme decisão nos objetivos.

Parabéns, Andrea!Pela conclusão do curso e pelo seu exemplo de vida.

Grande beijo!

Mari

20 de dezembro de 2010 09:17
Anônimo disse...

Puxa vida!!! emocionante a dedicatória do TCC e tb todos os comentários. SUCESSO na vida profissionaol. Beijos duplos, Fátima e Gabriella.

26 de dezembro de 2010 19:22
Li disse...

oi andréia, nossa!!! sem comentários.....
que e-mail lindo que vc recebeu.... até eu me emocionei.....
Parabéns de verdade.....
vc merece.....
bjão

4 de janeiro de 2011 21:47

Postar um comentário