domingo, 23 de dezembro de 2012

Feliz Natal!!!


Confesso que este ano ainda não estou muito animada para as tais "festas"... eu ja tinha perdido muito o gosto depois que minha mãe faleceu, porque ela era animada, "botava pilha" em todo mundo, comandava a bagunça! Mesmo com a falta imensa de meus avós todos, e a separação física dos tios e primos, ela fazia uma festa danada para nós seis. O vazio deixado por aquele sorrisão e alegria contagiante foi quase impossível de preencher! Mas... as meninas eram pequenas, a magia do Papai Noel ainda imperava, então eu e meu pai nos empenhávamos em manter a animação por elas. Meu pai fazia o maior circo, sujava sapato com cinza na lareira para fazer pegadas, derrubava enfeites, deixava prato sujo na mesa da cozinha... elas se esbaldavam de rir com o "Papai Noel desastrado e comilão"! 

Aos poucos, elas foram crescendo, ficando cada vez mais na dúvida, até a hora que cresceram mesmo... nesse ponto, o Natal passou a ser uma noite de introspecção, onde ficávamos juntos, orávamos, tínhamos uma ceia, troca de presentes... mas já faltava um bocado da alegria de antigamente. Família pequena demais, só a gente aqui, Alessandra nem sempre presente, vivendo a vida dela... aí, de repente, meu pai vai embora, assim sem aviso, e tudo fica ainda mais complicado!

Ano passado, por um milagre desses que são quase inacredítáveis, eu e Samara conseguimos ir para o Rio. Parecia um sonho, porque eu estava em pânico de pensar no final do ano, sem meu pai há tão pouco tempo! Tivemos que ir sem a Thabata, que estava em tratamento para dependência química na clínica, mas fomos assim mesmo, aproveitando o oferecimento do Italo e da Solange, que abriram sua casa para nos receber. Jamais poderemos agradecê-los o suficiente! Tudo que falarmos será pouco, pequeno, diante do gesto deste casal tão querido. E, estando no Rio, pudemos estar com Ricardo e sua família maravilhosa, numa festa inesquecível! Tão animada, tão feliz, que nem por um momento nos permitiu pensar na tristeza do primeiro Natal sem "seu" Ronaldo!

Mas é hora de encarar a realidade, né? Somos só nós mesmo, temos que aprender a vivenciar estes momentos. Não é fácil! Vontade, vontade, por assim dizer... nenhuma! Eu balanço cada vez que assisto o anúncio do Boticário... queria eu dar um abraço daqueles no meu pai! A saudade é imensa ainda! Tanto dele quanto da minha mãe, mas a dele, por ser mais recente, é uma ferida mais aberta. 

Mas enfim... um amigo virá passar conosco a noite de Natal, e graças a isso, as meninas até se animaram de montar uma árvore. Quiseram até criar elas mesmas os enfeites. Nem está pronta ainda... Samara está finalizando suas artes agora! Amanhã prepararei uma pequena ceia, mas com muitas rabanadas! :D E assim, iremos dar um jeito de vencer mais este desafio! ;) Vamos conseguir!

Para finalizar, um texto do meu pai, que tinha mesmo o dom da escrita! FELIZ NATAL A TODOS!!!

"É NATAL"
(Ronaldo Tikhomiroff)

É tempo de renascer...
Simbolizado pelo nascimento do Menino-Jesus - portador da mensagem divina do Amor Universal - o renascimento das esperanças do homem se faz presente em todos os corações...

É tempo de repensar...

Afinal, de que valeu a vinda do Filho de Deus, exemplo de humildade, pureza de espírito, amor e fé, se o homem o esquece a cada dia? Será necessário fixarmos uma data para que, ao menos uma vez ao ano, nos lembremos de tão sublime Ser?

É tempo de reavaliar...

Nossos atos do dia a dia são coerentes com nossa manifestação de alegria a cada Natal? Será hipócrita esta atitude? Temos realmente devoção ao Cristo se o negamos a cada instante, lutando como verdadeiros animais pela nossa sobrevivência? Onde está a verdadeira Fé?

É tempo de arrependimento...

Aproveitemos este Natal - porque não? - para passarmos a limpo nossa consciência, dita cristã, e nos tornarmos realmente merecedores do sacrifício do Cristo. Nunca é tarde lembrar que o nascimento daquela criança, há dois mil anos, foi um ato de Amor ao homem, pois a partir de sua chegada à Terra iniciou-se seu sofrimento por nós.

É tempo de Natal...

Vamos iniciar o cultivo, em nossos corações, do amor a nossos semelhantes, às plantas, aos animais, à Terra e ao Cosmos, pois deles todos somos irmãos perante o Pai único. Que isso aconteça a cada dia, a cada instante, sem a necessidade de nos valermos de datas especiais para nos redirecionar em nossa caminhada. Foi isso e somente isso que nos ensinou o Menino-Jesus...

Tão pouco...e tão infinito!

Feliz Natal!


Eu volto!

Andréa

0 comentários:

Postar um comentário