quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Por um ano com mais empatia, compaixão, AMOR!


Janeiro passou como um raio, e eu nem consegui dar uma chegadinha aqui... mas tirei 20 dias de férias, e aproveitei ao máximo um molequinho lindo, fofo e gostoso! :D Até surgiram ideias (não descartadas) para novos textos, só que acabei preferindo curtir bebê mesmo... :P E valeu, viu? O que ele desenvolveu este mês não foi brincadeira! Rompeu o primeiro dentinho, só quer saber de ficar em pé, adooooooooooooora música (e dança, e bate palma!), está comendo de tudo (e bicando do que estamos comendo também), uma delícia! Ainda assim consegui finalizar o Projeto 52 de 2016 e iniciar o de 2017! E ainda retomei o projeto Pedaços, tentando criar um novo scrap de frases ou trechos de música por semana. Tenho conseguido postar coisa nova todos os domingos, vamos ver se vai dar certo assim! Mas os álbuns já estão atualizados! Inclusive o menu superior já direciona ao Projeto 52 de 2017 e o de 2016 foi para o menu lateral.

Durante o período de férias, também, prestei novamente o seletivo aqui em Itatiba, para continuar lecionando (ao menos enquanto a situação no banco não se define) e fui aprovada em 10º lugar. Ou seja, DEVO conseguir! Já ajuda a dar uma aliviada no financeiro, porque a coisa está FEIA, como comentei no último post! E nesse período foi aberta finalmente a possibilidade de ascensão no banco, ao invés de apenas realocar na lateralidade, como estava sendo até então. Estive, então, na agência, e verifiquei as vagas abertas para poder concorrer. Afinal, se precisar mudar de cidade, melhor que seja galgando mais um degrau, né? Já estou com a "cabeça feita" de que dificilmente poderei permanecer em Itatiba, e que muito provavelmente terei que voltar para a capital. Não era minha intenção, nem é a minha solução preferida, mas também entendo que posso estar fechando um ciclo de 20 anos (fomos para Serra Negra em fevereiro de 1997). E, claro, tudo tem seu lado positivo, voltando para São Paulo estarei mais perto dos amigos, as meninas terão melhores oportunidades de emprego, enfim... Deus sabe como faz as coisas, e eu tenho muita Fé (Valeu seu Ronaldo! Valeu, dona Solange!) de que o melhor vai acontecer em nossas vidas! TEM que acontecer! ;) 

Para retomar a escrita aqui no blog, resolvi voltar a falar de um tema que já escrevi mas continua me incomodando MUITO... a falta de empatia que se vê por aí hoje. Quanto veneno, quanta mesquinharia, quanta crueldade, quanto ódio sendo destilado, em especial na internet. Hoje, com o falecimento de d. Marisa, esposa de Lula, mais uma vez se multiplicaram os comentários maldosos, tanto nas redes sociais quanto nas matérias de sites de notícias. No dia em que ela foi internada eu até comentei sobre isso no meu Facebook. No mesmo dia, aliás, houve um caso envolvendo a menina Sophia, que morreu vítima de bala perdida. Uma professora fez uma postagem classificando o ocorrido como "justiça divina" porque seu pai era policial. Esta mesma professora, aliás, já tinha se envolvido em polêmica anterior, ao comemorar a morte de um jovem de classe média/alta em um acidente de lancha. Recentemente, com o acidente envolvendo o time da Chapecoense, houve uma página no Facebook soltando posts (pseudo humorísticos) falando do medo de acidentes de avião, mostrando imagens deles dentro do avião antes e depois do acidente... para quê? Para ganhar uns "likes"? o.O 

Sabem? Eu fico pensando o que aconteceu com o sentimento das pessoas... como pode alguém, em sã consciência, VIBRAR, ficar FELIZ com um acidente, uma doença ou com a morte de alguém? Caramba! Estamos falando de seres humanos! Gente como nós, com qualidades e defeitos! SIM! Gente como NÓS. GENTE! 

Por pior que a pessoa seja/tenha sido, ou por mais que tenhamos algo contra um familiar seu, desejar o mal de alguém, ou comemorar o sofrimento de alguém é muito baixo! Independente do que a pessoa fez, se agirmos da mesma forma estamos então nos nivelando por baixo, estamos nos equiparando à pessoa que consideramos errada! Um erro justifica o outro? Além do quê, quem somos nós para determinar o que o outro merece? Sabemos qual foi o seu esforço em cumprir aquilo que lhe era destinado nesta encarnação? Será mesmo que nós estamos fazendo o nosso melhor? Somos perfeitos, por acaso? Julgar os outros é muito fácil... mas e os nossos próprios erros? Como podemos afirmar, de forma categórica, que jamais agiríamos como aquela pessoa, sem termos vivenciado a sua história?

É uma falta de empatia, de compaixão, de amor ao próximo, assustadora! Fruto da intolerância que anda imperando por aí, e que já foi tema de texto aqui no blog em algumas ocasiões. Não se aceita mais uma opinião contrária, não se aceita mais que se pense diferente, tudo é motivo de discussões, de "acabar a amizade". 

Não estou aqui dizendo que temos, necessariamente, que SOFRER com o que aconteceu ao outro, até porquê a gente sente por aqueles que nos são caros ou com pessoas/situações que nos tocam de alguma forma. Foi o caso do time da Chapecoense, foi o caso do Domingos Montagner (que, aliás, também foi alvo de intolerância). Dizer que estamos sofrendo por algo que não nos afeta de verdade é hipócrita. Mas, ao menos, que não sejamos cruéis com quem está sofrendo! Quem está vivenciando a situação merece, ao menos, respeito! A dor é real para aquela pessoa, para sua família. Dizer que alguém "merece" sofrer é ser maldoso ao extremo, talvez até pior do que o tal alguém! Que tenhamos a hombridade de, no mínimo, ficarmos calados! Sabe aquela história de "boca fechada não entra mosquito"? Ou "a palavra é prata, o silêncio é ouro"? Se não temos nada de bom para dizer, que não digamos nada! Não vamos continuar poluindo o planeta com mais energia negativa! 

E, se conseguirmos, que desejemos o bem. Que a pessoa não sofra, que lhe chegue a cura, que siga o caminho dela em paz, que receba Luz, que Deus ampare o coração dos familiares. Coisas simples, mas de uma energia boa poderosa! E boas energias fazem um bem danado ao astral coletivo! Sem contar que... sabem "Lei da Atração"? Pois é... quanto mais desejamos o bem mais atraímos o bem. E vale o mesmo para o mal. Afinal, o que será que desejamos atrair para nossas vidas? ;) 

O ano novo começou há um mês... vamos fazer dele um ano mais amoroso? Espalhar positividade, compaixão, solidariedade, AMOR? É muito mais fácil do que vocês imaginam!

Eu volto!

Andréa

0 comentários:

Postar um comentário