domingo, 23 de junho de 2013

#VemPraRua


Impossível deixar passar essa semana sem falar num assunto que assolou o país: as inúmeras manifestações que iniciaram por causa dos aumentos das tarifas dos ônibus e explodiram para uma luta generalizada por um Brasil melhor para todos. Os tais "vinte centavos" da tarifa nada mais foram do que a gota d'água na paciência do brasileiro, que resolveu colocar para fora o que vinha engasgado há tempos.

Foi incrível assistir ao longo da semana, como as manifestações vieram num crescendo, contagiando cidades dentro e fora do Brasil, levando cada vez mais gente às ruas, em protesto contra a situação atual do País. Manifestações, em sua esmagadora maioria, pacíficas. O povo foi às ruas em PAZ, e foi recebido, a princípio, com muita violência por parte das autoridades. Os desmandos foram de tal ordem, que se tornaram vergonhosos. E coube às mesmas autoridades dar o passo atrás e permitir que o povo fosse às ruas sem ser agredido. E então pudemos assistir a um movimento de um tamanho realmente impressionante, que emocionou de verdade. A cena da "tomada do Congresso Nacional", retratada no scrap deste tópico, foi a que mais me arrepiou. 

Nem o futebol, a Copa das Confederações, foi capaz de parar o povo. Ao contrário, serviu de motivação para um povo que, parece, cansou um pouco da política de "pão e circo". Houve excessos, é fato. Mas foram, em princípio, bem localizados em pequenos grupos de vândalos ou de infiltrados, que estavam ali apenas para tumultuar, agredindo, saqueando, destruindo o bem público, que é de todos nós. Protagonizaram cenas horrendas, vergonhosas. Além disso, o que foi destruído terá de ser reparado, e por quem? Por nós mesmos, visto que é o nosso dinheiro que será usado para tal. 

Infelizmente, conforme o movimento ia crescendo, em diversos momentos vimos aumentar as cenas de violência, e é ISSO que de fato me preocupa. Que aquele que era um pequeno grupo de vândalos cresça, e que aquilo que iniciou como um protesto PACÍFICO deflagre numa guerra civil, com violência de ambos os lados. Que o povo brasileiro não permita que isso aconteça. Que o povo brasileiro lute por seus direitos, sim, mas pacificamente, em ordem e, principalmente, que não deixe morrer esse movimento. Não adianta ter feito tanto barulho e não exigir os resultados.

O movimento iniciado pelos tais "vinte centavos" explodiu além das fronteiras brasileiras. O Brasil virou notícia internacional, chamou a atenção de todos para problemas muito maiores. Os governantes, e os políticos de modo geral, tiveram que perceber que a coisa era mais séria do que eles imaginavam. E, claro, um ou outro partido vem tentando tomar para si a organização do movimento. Mas esse movimento não é liderado por nenhum partido, é um movimento que surgiu do povo. Não que devamos negar os partidos, apenas não podemos permitir o surgimento dos oportunistas de plantão, desvirtuando a essência do movimento! Mais do que qualquer coisa, temos que aproveitar essa atenção que o movimento obteve para nos fazer ouvir. E cobrar!

Porque ir para as ruas é muito bonito, emociona mas, acima de tudo, é preciso COBRAR os resultados. E que não sejam apenas os "vinte centavos" das passagens, que os governantes estão abrindo mão na tentativa de calar a população. Tem MUITA coisa mais a ser cobrada, e não podemos deixar passar essa oportunidade, de jeito nenhum.

#VemPraRua, Brasil! Em PAZ, por um país melhor!

Eu volto!

Andrea

0 comentários:

Postar um comentário