segunda-feira, 20 de julho de 2015

Um brinde aos amigos!!!



Hoje é o Dia Internacional da Amizade e eu tenho MUITO a celebrar com cada um de vocês! :D É muito bom ter amigos, de todas as cores, de todos os credos, de todas as épocas, espalhados por todos os cantos! Amigos que surgiram do contato pessoal ou virtual, amigos virtuais que já tive o prazer de conhecer pessoalmente, amigos que permanecem virtuais, esperando uma oportunidade de dar um abraço ao vivo... AMIGOS, simplesmente! :D


Em tempos de tanta intolerância, em que as amizades são desfeitas a um simples "clique do mouse", em que vemos diariamente pessoas anunciando que estão "fazendo faxina nas amizades" por qualquer divergência de pensamento, ter tantos e tão diferentes amigos, é uma bênção ainda maior! :) Uma alegria, de fato.

Eu escrevi recentemente a respeito, e continuo me impressionando a cada dia com a facilidade com que as amizades são descartadas atualmente. Não consigo entender isso! o.O Antigamente as pessoas eram amigas, mesmo pensando diferente do outro. Havia respeito pela diferença, havia tolerância. Hoje não precisa muito para se excluir pessoas do círculo de amizades. Círculo de AMIZADES? Será isso mesmo? Claro que os níveis de amizade variam de acordo com uma série de fatores, e isso influirá no grau de intimidade com o outro, mas é o termo usado de maneira global. 

Agora, há os amigos que são e permanecerão virtuais, porque não há tanta afinidade assim. Há os que se conhece por motivos de estudo, trabalho, mas que não se estreita a amizade por um motivo qualquer. Independente disso, de alguma forma, há uma conexão. Ainda que haja alguma divergência, em algum aspecto os pensamentos coincidem, os caminhos se cruzam. São conhecidos, colegas, que de repente até podem sumir sem que a gente se dê conta de imediato, mas em algum momento sentiremos sua ausência. 

Agora, o AMIGO de verdade, para mim, é aquele que está do lado, para o que der e vier. É aquele que, mesmo que não seja sua "alma gêmea", não pense igualzinho sempre, tem afinidades, tem bom coração, tem caráter. É aquele que, ainda que não se conheça pessoalmente, se pode contar a qualquer momento, está "ali". É aquele que é boa companhia para quando você está a fim de falar besteira e dar risada, ao vivo, por whatsapp, messenger, telefone. Ou para ir ao cinema, ao teatro, ao shopping. Amigo de verdade é aquele que não some da sua vida quando você tem algum problema ou passa alguma dificuldade. Ainda que não seja bom ouvinte (nem todo mundo é), ou mesmo que não fale muito, você sabe que ele está presente, e que conta com ele, nem que seja para enviar uma energia positiva, fazer uma oração. Os outros podem até ser amigos... mas não AMIGOS! ;)

Mas o que percebo, cada dia mais forte, entretanto, é uma fragilidade dos laços tão absurda que, mesmo amizades de anos, com pessoas que já se conhecem até pessoalmente, às vezes entre parentes, são desfeitas com a maior facilidade e sem o menor critério. :( Deleta-se da lista sem o menor remorso, por qualquer motivo.


Que amizade é essa que exclui o outro porque ele gosta de jogar no Facebook e o jogo envia solicitações aos seus contatos? Nem sempre ele pode controlar isso, mas quem recebe pode, sim, bloquear o recebimento das solicitações de forma bem simples! Que amizade é essa que exclui o outro porque ele, inadvertidamente, clicou num link com vírus e acabou reenviando a mensagem para sua rede? Ao invés de avisar o amigo e tentar ajudar, simplesmente se elimina o amigo! Fácil! Que amizade é essa que exclui o outro porque vota diferente, porque tem outra religião, porque tem uma orientação sexual diferente da sua? Que amizade é essa que exclui o outro porque ele não abraça as mesmas causas? Que amizade é essa que exclui o outro porque não gosta do que ele posta na própria página? É amizade mesmo? Acho que não. É número, no máximo. E que não resiste a tanta intransigência... :/

Ao longo da vida, algumas vezes vi amigos se afastarem por motivos diversos. Também eu e meus pais nos afastamos de algumas pessoas por uma ou outra coisa. Mas é tudo detalhe... e detalhe, cada um, tão pequeno que, de coração, não lembro de nenhum! Alguns destes amigos eu pude resgatar através da internet, e foi como se tivéssemos falado há alguns dias apenas! Aquilo que aconteceu lá atrás não teve o MENOR significado! ;) Imagina, então, esses "motivos" de hoje em dia!!! Há!

E é por isso que eu brindo aos amigos! Porque tenho a sorte de ter muitos, de fato! Já tive diversas oportunidades (mais até do que gostaria) de constatar isso! Muitos ainda não tive o prazer de conhecer "ao vivo e a cores", mas hei de conseguir um dia! Muitos já tive essa sorte e foi muito bom!!! Muitos se perderam ao longo da vida mas foram reencontrados com a ajuda da internet! Muitos estão presentes desde sempre e para sempre, se Deus quiser! :D

Este ano mesmo tive algumas oportunidades de abraçar amigos de todas as épocas, de conhecer amigos virtuais, de rever amigos que havia perdido contato e que a internet trouxe de volta... é tão bom!!! 


AMIGOS! :D É por vocês e para vocês esta postagem! Obrigada, de coração, por fazerem parte de minha vida! Eu não precisaria de um dia para celebrar a amizade de vocês, mas já que ele existe, brindemos! Vocês mais que merecem!!!

Feliz Dia Internacional da Amizade para cada um de vocês!!! Tim! Tim!



Eu volto!

Andrea

1 comentários:

Mariazinha disse...

Que lindo, Andrea.
Temos uma relação que mesmo tão distante e de pouca fala, nunca acabará porque foi construída com respeito e admiração (ciúmes também :) ).
<3

23 de dezembro de 2015 18:38

Postar um comentário