terça-feira, 21 de março de 2017

Pelo fim da "R-word"



Você já ouviu falar na "R-word"? É assim que um movimento mundial, cada vez maior, se refere à palavra "retardado/a", buscando eliminá-la de nosso dia-a-dia. "Ai, lá vem os politicamente corretos novamente!" "Ah, mas o mundo anda muito chato!" "Mas qual o problema, gente? As pessoas se ofendem por nada!" Será?

Primeiro de tudo, você já parou para refletir sobre o que se trata o "politicamente correto", antes de criticá-lo tão veementemente? Eu até concordo que tudo que é excessivo perde o sentido, mas o que se chama de "politicamente correto" é uma tentativa de respeitar a diversidade em todas as suas formas. Respeitar o outro, da mesma forma que queremos ser respeitados. Você gostaria de ser motivo de piada, muitas vezes em rede nacional, por causa de uma característica sua? Então por que os outros têm que aceitar "numa boa"? Mesmo que não falem diretamente de você, será que uma piada sobre "loura burra" não atinge em cheio as mulheres louras (e inteligentíssimas), fazendo com que se sintam diminuídas apenas pela cor de seus cabelos? Óbvio que tem pessoas que não ligam, que até participam da brincadeira, mas tenho certeza que muitas se incomodam e fingem que não, apenas para não bancar as "chatas certinhas".

Vale para tudo, o negro (e não a pessoa "de cor", "escurinha", ou outros termos ainda mais chulos que ouvimos por aí), o gay (e não "boiola"), a pessoa com excesso de peso (e não o "balofo"), a que é ou está muito magra (não "varapau"), a que usa óculos (não "quatro-olhos"), e por aí vai. Até porquê, muitas vezes o uso destes termos serve apenas para colocar a característica à frente da pessoa. Como questionei uma vez: porque falar "bonito aquele rapaz negro" ao invés de "bonito aquele rapaz"? Alguém fala "bonito aquele rapaz BRANCO"? 

No caso das pessoas com deficiência isso se torna ainda mais grave, porque estes rótulos são, muitas vezes, mais limitantes do que as próprias deficiências. A pessoa que usa cadeira de rodas pode, de modo geral, ser identificada como "cadeirante", mas nunca como "aleijada". A que tem deficiência visual é, em alguns casos, cega (mas não "ceguinha"), a que tem deficiência auditiva pode ser surda (e não "surda-muda", na maior parte dos casos), a pessoa com deficiência intelectual tem uma deficiência ou uma síndrome, como a síndrome de Down (mas em hipótese alguma é "retardada", "doentinha", "mongolóide"). Aliás, este último é um termo que se pode, ou melhor DEVE, abolir do linguajar, né?

O termo "mongolóide" foi usado por muito tempo para se referir às pessoas com síndrome de Down, porque faziam um paralelo entre a fisionomia destas pessoas e aquelas nascidas na Mongólia. Só que, enquanto a ciência avançava e mudava a nomenclatura e a forma de ver estas pessoas, o termo passou a ser usado de forma ofensiva, pejorativa, como sinônimo de incapacidade. Hoje, as pessoas com síndrome de Down não gostam de ser chamadas desta forma. Claro! Quem gosta de ser chamado de incapaz? Então, continuar a usar este termo, mesmo que se dirigindo a outra pessoa, é ofensivo para todas as pessoas com síndrome de Down! Será que entendendo isso, você continua achando que realmente as pessoas se ofendem por nada?

Voltando ao tema principal deste texto, a tal "R-word"... eu já vinha ensaiando um texto sobre ela, mas na correria diária vai passando, passando... até que há alguns dias eu li no Facebook de uma amiga o seguinte relato: "O preconceito nunca vai acabar. Esta semana Rita, na farmácia onde trabalha, foi atender uma senhora, e a mulher afastando-se dela, disse com grosseria: 'Não quero ser atendida por uma retardada, quero ser atendida por outra pessoa'".

A Rita, a que o relato se refere, é minha querida Rita Pokk. Moça inteligente, independente, atriz, casada há 13 anos com o Ariel Goldemberg e que, por acaso, tem síndrome de Down. (Quer conhecê-la? Assista ao programa da Eliana do último domingo!) Foi por esse "cromossomo a mais" que a cliente achou que tinha direito de usar a tal "R-word" e ofender a Rita! Claro que não posso concordar com isso, e a vontade de escrever sobre essa palavrinha voltou com tudo! O uso dela é ainda mais grave do que "mongolóide", porque afeta todas as pessoas com deficiência intelectual, e não somente aquelas com síndrome de Down. 

É preciso que se entenda que a pessoa que tem deficiência intelectual pode aprender de forma mais lenta, ou precisar que se explique mais vezes o mesmo tema, o que até se entende por retardo, mas isso nada tem a ver com incapacidade. Elas podem aprender, e aprendem de fato, se lhes for dada oportunidade para isso. Esse "retardo" é uma característica apenas da deficiência intelectual, e não a forma de identificá-la. Rotular uma pessoa com deficiência intelectual de "retardada" é minimizar toda a sua capacidade, é destruir todas as suas outras características, todas as suas qualidades, nivelando-a por baixo. E, pior: nivelando-a pela expectativa mais pessimista possível. A partir do momento em que se coloca um rótulo com este peso sobre uma pessoa, tira-se dela todas as possibilidades de vitória, de conquistar seu espaço. É justo isso?

"Ah, mas eu não uso para essas pessoas, mas para aquelas que fazem alguma coisa muito sem noção!" Ok, mas o simples fato de usá-la desta forma mostra que a considera ofensiva! É essa a finalidade básica da palavra, não se trata de um elogio a ninguém, concorda? Portanto, se você faz uso desta palavra, se considera que um intelecto um pouco mais lento do que o seu é motivo de ofensa, está, por tabela, ofendendo a todos aqueles que têm deficiência intelectual! Simples assim!

Percebe agora? Acha mesmo que "tudo bem" continuar usando essa palavra por aí?

Então vou lançar aqui um desafio: que tal aproveitar hoje, Dia Internacional da Síndrome de Down (dia 21/03, em alusão à trissomia do cromossomo 21) para homenagear a Rita e todas as pessoas com síndrome de Down ou outra deficiência intelectual, abolindo de uma vez por todas a tal "R-word" do vocabulário? Mesmo que vez ou outra você ainda "escorregue", vale a tentativa! Quanto mais se policiar, menos vezes falará! Quem topa?

Mais ainda: que tal ajudar a disseminar essa ideia? Compartilhe este texto, o site "Spread the world to end the word" ou, mesmo, o vídeo para que mais e mais pessoas tomem consciência e parem de utilizar essa palavra! Quando ouvir alguém dizê-la, procure explicar os motivos para a pessoa não usar mais. Posso contar com sua ajuda?

Aos meus queridos de olhos amendoados, todo meu amor no dia de hoje, esperando que esta comemoração ajude a tirá-los, cada vez mais, da invisibilidade, trazendo a todos respeito aos seus direitos de estudar, trabalhar, namorar, ter uma vida plena, autônoma e digna. 

Eu volto!

Andréa

0 comentários:

Postar um comentário