quarta-feira, 21 de abril de 2010

Reatech 2010 e muitos amigos!


Dá uma espiadinha nesta imagem e veja se precisa dizer mais alguma coisa... AMIGOS, com letras maiúsculas, garrafais! Encontrar uma penca deles de uma só vez é algo que não tem preço! Vale todo o cansaço, o desgaste... a gente nem sente!!! Mas como? Onde encontrei essa turma toda? Bom... a história começa um pouco antes, na verdade... quando eu decidi que este ano visitaria, finalmente, a Reatech, Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Acessibilidade e Inclusão, que já se encontra na nona edição e eu nunca tinha conseguido participar!

Foi uma loucura, porque a feira durava apenas de 5ª a domingo, ou seja, eu teria que ir no final de semana se quisesse mesmo participar. Não pude sair de Serra Negra na sexta à tarde, como seria o ideal, primeiro porque preciso cuidar das faltas, já que perdi muitas aulas com o treinamento do banco, e segundo porque não era só aula, era dia de prova! Então, o jeito era ir no sábado...

Ok, nada de mais, não fosse o fato de que, para aproveitar o dia ao máximo, eu tivesse marcado a passagem de ida para as 5:30h da matina! :o Sem brincadeira, para quem está no ritmo que estou, é loucura total! Cheguei em casa meia-noite, comi algo, acabei de acertar a bagagem e deitei... mal deitei o bendito despertador tocou! :D Não, não foi com essa carinha feliz que levantei não... foi mais semelhante a um zumbi mesmo! :)

Mas tudo bem, sair cedo me garantiu chegar também cedo à Reatech, logo depois de sua abertura. Fui direto ao estande do grupo de voluntárias do Hospital Infantil Darcy Vargas, porque sabia que a Déa Barbi estaria lá. Além de matar as saudades (na esperança da minha Naná estar lá também e eu poder catar ela pra mim...), aproveitei para largar a mala, podendo circular mais livremente pela feira.



E qual não foi minha surpresa ao começar a circular e dar de cara com uma pessoa que já admirava, já era minha amiga no Orkut, mas que ainda não tinha encontrado pessoalmente... Fernanda Honorato! CLARO que eu tinha que tietar, né? E garantir foto com ela, é claro!!!



Gente, ela é muito linda, muito fofa, muito inteligente, muito... TUDO! Já era fã, agora então... apaixonei! :D Quem não conhece a Fernanda, pode ter uma ideia assistindo à entrevista que ela deu ao Jô Soares, como a primeira repórter com síndrome de Down. A entrevista está dividida em duas partes, aqui e aqui. Assista e depois me diga se tem jeito de não se apaixonar! ;)

E não pense você que ela estava lá a passeio não... estava a trabalho, como repórter! A Carminha, mãe dela, chegou pouco depois e pudemos também nos conhecer. Ainda peguei o e-mail da Fernanda, porque quero que o Teatro Novo, do qual ela também faz parte (sim, também é atriz!) venha ao 2º FRISCAP! Quem sabe, além da apresentação do teatro não tenhamos também uma palestra dessa linda?

Depois deste papo delicioso, fui circular de verdade pela feira. Fiquei ENCANTADA! Gente, quanto recurso, quanta coisa à disposição... porque então temos ainda um mundo onde as pessoas com deficiência precisam batalhar tanto por espaço, alguém me diz? Eu vi tanta coisa, fiz tantos contatos... tirei poucas fotos até, porque juntei muitos folhetos (haja braço!) com informações sobre serviços e produtos. Mas posso afirmar, sem medo de errar, que recursos já existem de sobra! Falta apenas VONTADE das pessoas de parar de olhar o próprio umbigo e olhar à volta, lembrar do outro.

A parte que mais me chamou a atenção, como não podia deixar de ser, foi a Educação. Salas de aula e parquinhos adaptados, livros, revistas, materiais os mais diversos... e os professores ainda dizem que não têm condições para trabalhar com alunos com deficiência??? Como assim, gente? Está na hora de acordar e perceber que incluir estas pessoas não é favor nenhum, é DEVER nosso e DIREITO deles! E na Educação isso é ainda mais gritante! Educação é direito de todos. TODOS! Então, que os professores recebam a TODOS com o mesmo empenho, a mesma dedicação... não sabe como agir, nunca havia pegado alguém com aquele tipo de deficiência? Busque! Informação, equipamentos, materiais, o que for, mas BUSQUE! Dê uma olhada nestas imagens, é uma sala de aula e um balanço, preparados para as crianças com deficiência:





Outro mundo, né? Falando nisso, EU me senti em outro mundo, EU me vi deficiente ali... vendo tanta gente se comunicando em LIBRAS, língua que ainda não consegui aprender, apesar de ter muita vontade... puxa vida, isso tinha que ser mais divulgado, todo mundo deveria ser bilíngue, viu? Eu ainda hei de ser!!! ;)

Quando já tinha circulado bastante, encontrei o estande da Andef, associação da qual faz parte a Cia. Corpo em Movimento, de dança em cadeiras de rodas. Eu já os conhecia, tive o privilégio de tê-los aqui no 1º FRISCAP (e pretendo repetir a dose no 2º...) e, conversando com a moça que ali estava, tive a grata surpresa de saber que eles se apresentariam dali a meia hora! UAU! Sorte demais isso!!! Além de algumas fotos, consegui fazer dois vídeos para poder matar a saudade de vez em quando e, claaaaaaaaaaaaaro... partilhar com os amigos esse SHOW! Você pode assistir aqui e aqui! Maravilhoso, não?

Lógico que depois fui à caça da Paula Costa, queridíssima, responsável pela divulgação do grupo e, portanto, a pessoa com a qual tenho mais contato (viva o Orkut!). E tiete que é tiete... quer foto! ;)



Depois dessa, foi hora de encontrar a Magali, que estava dando aula. Junto com ela encontrei a Cátia, amiga dela de infância, e agora minha amiga também! ;) Ainda se juntou a nós a Izabel, e fomos as quatro bater perna no Shopping Ibirapuera. Não, eu não tinha mais perna, por assim dizer, mas fui assim mesmo! :D Não chegamos, de fato, a bater perna... primeiro paramos na Pizza Hut, porque eu e a Maga estávamos varadas de fome, e dali... nos perdemos na Saraiva! :) Eu não resisto... e minhas amigas são tãããããããããããão diferentes de mim... :D Ainda ganhei um livro do Trigueirinho ("Sinais de Blavatsky") e o filme ("novíssimo", mas que eu amo) "O Sol da Meia-Noite", com Baryshnikov, dos sem-juízo Sérgio e Izabel. AMEI, claro! ;)

Só saímos de lá a hora que o Sérgio chegou para nos encontrar. Dali fomos para a casa dele e da Izabel, jogar conversa fora! Uma delícia!!! Que noite divertida, agradável... passou voando! A foto do início do post fala tudo, né? Quando vimos já era quase meia-noite!!! Gente, eu estava há quase 24h acordada direto!!! Nem preciso dizer que desmaiei quando cheguei à casa da Maga, né?

Domingo acordamos um pouco mais tarde, tomamos café e seguimos para o Center Norte. Não sem antes largar a mala no guarda-volumes da rodoviária, porque ela estava um CHUMBO!!! No Center Norte ainda encontrei a Patrícia e a Amanda, uma amizade que começou virtualmente (primeiro com a Amanda até) e virou realidade já faz algum tempo, quando a Patrícia veio a Serra Negra. A Amanda, na verdade, só conheci este domingo! Pena que não cheguei a fotografar este encontro, mas foi muito bom!!!

Dali, voltei à rodoviária (Patrícia deu uma caroninha...) e encontrei de novo a Izabel e o Sérgio, que ficaram esperando o ônibus comigo. A Maga não ficou porque aproveitou a carona da Patrícia, que mora perto dela. 21h eu estava de volta em casa, mais morta que viva, mas muito FELIZ!

As fotos todas deste super sabadão estão neste álbum!

Na segunda, a volta à rotina! Serviço, faculdade... No banco, a primeira avaliação... apesar do frio na barriga, tudo correu melhor do que eu esperava! Ainda bem!!! Parece que estão gostando do meu trabalho!!! Falta agora a avaliação dos 85 dias, daqui a um mês! Brrrrrrrrrrr!!!

Na faculdade, prova!!! Mas tudo bem... estou fazendo todas quase que por osmose, porque tempo para estudar NENHUM! Tenho lido algo no ônibus, entre Serra Negra e Amparo, e antes de entrar para a aula. SÓ! Seja o que Deus quiser!

Eu volto... mas pelo menos ESTE post saiu quase que um livro!!! ;)

Andréa

0 comentários:

Postar um comentário