sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Falando de ecologia


Quando será que o "bicho-homem" vai perceber que precisa parar de desperdiçar aquilo que recebeu tão abundante, que precisa parar de destruir a natureza, ou acabará por destruir a si mesmo? :( Vendo toda essa crise hídrica que estamos passando, fui atrás de um texto de meu pai que fala de ecologia. Ele deve ter escrito este em 1993, e é incrível como continua atual! É com ele que deixo vocês hoje!

Eu volto!

Andréa
AFINAL, O QUE É ECOLOGIA?
(Ronaldo Tikhomiroff) 
No princípio tudo era harmonia e perfeito equilíbrio. Afinal, estávamos diante de um planeta criado por algo superior, divino, perfeito. Mas, eis que surge o homem, criação também divina, portador de uma mente racional, que achou ser possível, através de seu livre-arbítrio, modificar o perfeito a seu bel-prazer.
A partir deste instante, iniciou-se a poluição da Terra, seja a que nível for, tornando- se o ser humano o grande predador do planeta. Em nome do ‘progresso’, pensando exclusivamente em seu ‘falso’ bem-estar, o homem-parasita passou a destruir seu próprio habitat, esquecendo-se de que assim agindo, estaria provocando o desequilíbrio da Natureza, da qual era parte integrante e também harmônica.
Ao verificar que o estrago causado à Terra, poderia pôr em risco sua própria existência, o homem-parasita, que antes de se ver ameaçado sequer se preocupou com o meio ambiente e com os demais habitantes da mesma Terra, passou a se preocupar com seu futuro, porém mais uma vez de modo egoísta..
O verdadeiro sentimento ecológico não pode ser despertado pelo sensação egoísta da auto-preservação, pois o homem não é o dono do Universo, mas sim, parceiro da grande sinfonia criada pelo verdadeiro Senhor do Universo.
Desta forma, a verdadeira ecologia, ou que nome tenha, deve ser exercitada visando o todo, sem a preocupação egoísta de particularizar pois o equilíbrio da Natureza só será alcançado quando o homem perceber o verdadeiro Amor e restaurar a harmonia que ele próprio destruiu. Aquela harmonia que visava o todo, jamais apenas o homem, pois afinal, nosso Criador não seria tão pequeno!

0 comentários:

Postar um comentário